Remontando as antigas práticas medievais da igreja católica, a Capela Sistina recebe mais um conclave. Após uma missa pública na Basílica de São Pedro, os cardeais católicos romanos iniciam nesta quarta-feira (7) às 11:30 (horário de Brasília, 16:30 em Roma) a votação que culminará na eleição de um novo Papa.
Nesta quarta ocorrerá apenas uma votação. Nos dias seguintes, até quatro votações poderão ocorrer por dia. É necessário que um dos cardeais tenham a maioria de dois terços dos votos para ocupar o trono de Pedro.
Ao fim de cada votação, as cédulas são queimadas, a fumaça preta na chaminé colocada na Capela Sistina representa que a votação foi inconclusiva, já a fumaça branca anuncia que foi eleito um novo pontífice.
Apesar de não ter nenhum favorito claro, o cardeal filipino Luis Antonio Tagle é o cardeal italiano Pietro Parolin são considerados como nomes fortes durante as votações.
Em média, os ultimos 10 conclaves não duraram mais de cinco dias. Em 2013, quando Francisco foi eleito Papa, a duração foi de apenas dois dias.
dbtv diariodobrasiltv