Fonte: Portal O Imparcial
Nascido em Adamantina, mas morador de Presidente Prudente há 30 anos, o professor Francisco Torturello, conhecido carinhosamente por “prof. Chicão”, lança nesta sexta-feira (28), a partir das 19 horas, o livro “Trajetória de inspiração: do rural, magistério à liderança regional”, no Anfiteatro Fernando Paloni, que fica na Biblioteca Municipal Jurema Moreira Gomes Citelli, em Adamantina. Na ocasião, o professor Chicão também receberá o título de Cidadão Adamantinense.
O livro “Trajetória de inspiração: do rural, magistério à liderança regional” é a biografia do professor Chicão, escrita pela professora e doutora Eunice Ladeia Guimarães Amaro, ao longo de dois anos. A produção do livro também teve a coordenação editorial do jornalista Sérgio Barbosa, projeto editorial, gráfico e capa do professor mestre em comunicação, Ricardo Torquato. A revisão gráfica foi da professora Marta de Sena Barbosa.
O livro apresenta a trajetória da vida do professor Chicão desde a infância, militância sindical e muitas experiências inusitadas. “Quero que amigos e parentes conheçam a origem da família intrínseca em minha biografia ao longo dos meus 77 anos, desde a minha infância, começo da vida escolar, com minhas experiências inusitadas, a vida amorosa, muitas vezes surpreendente”.
O professor Chicão é aposentado, mas vez ou outra ainda compartilha seus conhecimentos em sala de aula.
Geraldo Alckmin escreveu o prefácio do livro do professor Chicão. “No último dia 24 de fevereiro, nos encontramos na sede do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] em São Paulo, onde tive a oportunidade de entregar o livro a ele. Ele gostou muito”.
No livro, o professor também fala do começo da vida religiosa e carreira profissional. “Falo da vida da militância sindical, às vezes, político-partidária, ou não, que retrata de certa forma nossa evolução ética, intelectual, emocional e espiritual.
dbtv diariodobrasiltv