Com baixa procura, Azul cancela voos e irá mudar modelo de avião em Araraquara

Fonte: G1 Araraquara/São Carlos

Em sua primeira semana operando em Araraquara (SP), a Azul Linhas Aéreas já cancelou voos e irá mudar o modelo do avião para um com menor capacidade de passageiros. 

Na segunda-feira (14), a Azul começou a operar no aeroporto Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em Araraquara (SP) com voos comerciais destinados exclusivamente ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

A estimativa era ofertar 560 assentos por dia em 8 voos. Mas, três dias depois, a empresa já cancelou vários voos e anunciou que irá trocar o avião ATR 72-600, com capacidade para 72 pessoas, por um Cessna Grand Caravan, que é menor e tem capacidade para apenas 9 passageiros.

A frequência de voos também será diminuída. A companhia disse que está fazendo ajustes conforme a demanda e a operação será readequada devia à baixa ocupação.

Aeroporto Estadual Bartholomeu de Gusmão, de Araraquara (SP) — Foto: João Victor Néo/EPTV
Aeroporto Estadual Bartholomeu de Gusmão, de Araraquara (SP) — Foto: João Victor Néo

Inicialmente estavam disponíveis quatro horários de saída de Araraquara e quatro horários de saída de Campinas. De quinta até sábado, 10 voos foram cancelados, segundo a Azul.

Nesta sexta (18), apenas o horário das 15h30 estava disponível saindo de Araraquara para Campinas, assim como no sábado (19). No domingo (20), estão disponíveis voos às 15h30 e 19h20.

De Campinas para Araraquara, no sábado haverá voo às 14h05. No domingo, há voos às 14h05, 17h55 e 22h30.

Veja a nota da Azul na íntegra:

“A Azul informa que, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda, as operações no aeroporto de Araraquara (SP) serão readequadas, devido à baixa ocupação. Os voos terão sua frequência diminuída e passarão a ser operados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 Clientes.

A companhia destaca que as mudanças fazem parte do planejamento operacional e, como empresa competitiva, está se adaptando ao mercado. Os Clientes afetados receberão toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).”