CNM mostra que 15 milhões de pessoas já foram afetadas pelas queimadas

Levantamento atualizado pela Confederação Nacional de Municípios aponta que 15,4 milhões de pessoas já foram diretamente afetadas por incêndios florestais nos municípios desde o início deste ano. Os prejuízos econômicos com as queimadas chegaram a R$ 1,3 bilhão.

Diante deste triste cenário, a CNM reforça a urgência da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 31/2024, que institui o Conselho Nacional de Mudança Climática, a Autoridade Nacional e o Fundo Nacional de Mudança Climática.

O texto da PEC determina que, do produto da arrecadação dos Impostos de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), 3% serão destinados ao Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. Esses recursos serão para que os municípios tenham condições de propor ações de conscientização sobre as mudanças climáticas. Mais de 94% dos municípios enfrentam dificuldades nas questões climáticas, 43% das prefeituras não têm uma pessoa responsável pelo monitoramento dos eventos climáticos e 47% não têm sistema de alerta.