Cláudio Massad é homenageado pela Câmara de Bauru

Foto: Pedro Romualdo de Oliveira

O mesatenista Cláudio Massad de Moura foi homenageado pela Câmara Municipal de Bauru na tarde desta quinta-feira, dia 17. Durante a Sessão Solene, ele ganhou um quadro com sua foto no Hall de Personalidades da Casa Legislativa, em reconhecimento à sua contribuição ao tênis de mesa e às suas grandes conquistas na modalidade, sempre enaltecendo o nome de Bauru pelo Brasil e pelo mundo.

A iniciativa da homenagem a Cláudio Massad foi do vereador Fabiano Mariano (Solidariedade), por meio do Requerimento 442/2024, aprovado por unanimidade no dia 10 de julho deste ano.

Cláudio Massad nasceu no dia 27 de fevereiro de 1985, em Bauru. Em 1995, com apenas 10 anos, ele contraiu a doença de Blount e teve uma deformação progressiva da perna esquerda. Naquele mesmo ano, iniciou a sua carreira no esporte e, com apenas seis meses de treinos, foi campeão regional de tênis de mesa.

Imagens: Guilherme Mateus dos Santos

Em 2014, ingressou na modalidade paralímpica na Classe 10 (categoria com lesão mínima entre os andantes). Foi nesse mesmo ano que Cláudio Massad conseguiu a medalha de bronze no individual da categoria no Aberto da Costa Rica. E, desde então, já conquistou 35 medalhas internacionais, sendo oito Parapan-Americanas (cinco de ouro, duas de prata e uma de bronze).

A conquista mais importante da sua carreira foi a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em 2023. Essa conquista classificou automaticamente o atleta bauruense para disputar os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, onde conquistou uma medalha de bronze nas duplas masculinas.

Imagens: Guilherme Mateus dos Santos

Atualmente, Cláudio Massad é o número 15 do mundo e primeiro do Brasil na Classe 10. Ele também é considerado, na categoria, um dos melhores atletas do país de todos os tempos.