Fonte: Jornal da Unicamp
Com 51,61% dos votos, o professor da Faculdade de Educação Física, Paulo Cesar Montagner (Cesinha) foi o escolhido nesta quarta-feira (26) pela comunidade acadêmica para ocupar o cargo de reitor da Unicamp durante o quadriênio 2025-2029. Montagner venceu em duas das três categorias de eleitores – professores, servidores e estudantes – e deverá se tornar o 14º na linha sucessória de Zeferino Vaz (1966-1978), fundador e primeiro reitor da Universidade.
Montagner liderou a chapa formada com o professor Fernando Coelho, do Instituto de Química (IQ) e atual pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, que deverá ocupar o cargo de coordenador-geral da Universidade.
Agora, com o final da consulta à comunidade, o Conselho Universitário (Consu), órgão máximo de deliberação da Universidade, deverá elaborar uma lista tríplice, a ser encaminhada ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas, que nomeará o novo reitor. A próxima reunião do Consu está prevista para ocorrer no dia 1º de abril. Tradicionalmente, o governador indica o primeiro nome da lista tríplice. A posse do novo reitor ainda não está marcada, mas deverá ocorrer na segunda quinzena de abril.
A Unicamp é responsável por 8% da pesquisa acadêmica realizada no país, conta com cerca de 33 mil alunos de graduação e de pós-graduação e figura entre as melhores universidades da América Latina.
Com campi em Campinas, Limeira e Piracicaba, a Unicamp administra, de forma complementar, dois colégios técnicos – o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil) –, além do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas, em Paulínia. Para 2025, a Universidade deverá contar com um orçamento de R$ 4,2 bilhões.
dbtv diariodobrasiltv