Catedral de Apucarana é elevada à Basílica

Papa Francisco concedeu o título de Basílica Menor à Catedral Diocesana de Apucarana na quarta-feira (30).

papa Francisco concedeu o título de Basílica Menor à Catedral Diocesana de Apucarana (PR), na última quarta-feira (30). Dom Carlos José de Oliveira, bispo diocesano, publicou um vídeo direto da Praça de São Pedro, no Vaticano, anunciando a assinatura do pontífice, no documento que apresentava a nova Basílica.

“Além de catedral, que já é um título máximo, é também agora basílica. Catedral Basílica de Nossa Senhora de Lourdes”, disse então sobre o título, o mais alto que uma igreja fora de Roma pode receber. Segundo o decreto Domus Ecclesiae, da Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, as basílicas possuem “um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o sumo pontífice”.

Na igreja pode ser dedicado um altar exclusivo para a celebração pessoal do papa, convidando a uma possível visita. Construída em estilo barroco, a catedral é a única do Brasil a ter uma imagem de Nossa Senhora no topo da torre principal e a única com esse título em honra à Virgem Maria. A altura da torre com a escultura é de 50 metros.

A construção da igreja demorou 20 anos para ser concluída. A inauguração foi em outubro de 1950. Antes, duas outras edificações ocuparam o local. A primeira foi uma capelinha, derrubada por um vendaval, em 1941. No ano seguinte foi edificada uma grande igreja em madeira que, com o tempo, tornou-se pequena para o número de fiéis.

Para a obra da catedral atual foram feitas várias atividades para angariar fundos, inclusive a “Campanha do café”, arrecadação de sacas do grão junto aos pioneiros para financiar o projeto, considerado audacioso à época. No ano passado, o prédio passou por uma reforma, com custos avaliados em R$ 2 milhões.

Em estilo barroco, a catedral é a única do Brasil a ter uma imagem de Nossa Senhora no topo da torre principal e a única com esse título em honra à Virgem Maria.

A Diocese de Apucarana foi criada pelo papa Paulo VI em novembro de 1964. Em 2025 será a comemoração dos 60 anos, na data da instalação, que ocorreu em 28 de março de 1965. Em abril deste ano, o Papa Francisco oficializou Nossa Senhora de Lourdes padroeira da Diocese.