A campanha eleitoral da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para a escolha do novo reitor ou reitora e seu respectivo vice-reitor está chegando ao seu final. A disputa começou oficialmente no dia 31 de julho e vai até o próximo dia 30 de setembro.
Três chapas foram homologadas pela Comissão Eleitoral Central e estão aptas a disputar o processo de consulta à comunidade Universitária para elaboração de listas tríplices para escolha dos próximos reitor e vice-reitor, que vão liderar a Unesp no período de 2025-2029. São elas: “Orgulho de Ser Unesp”, com os professores Leonardo Theodoro Büll, candidato a reitor, e Bernardo Mançano Fernandes, candidato a vice-reitor; “Juntos pela Unesp do Futuro”, com os professores Estevão Tomomitsu Kimpara, candidato a reitor, e Celso Antônio Rodrigues, candidato a vice-reitor; “Unesp Sempre Viva e Plural”, com os professores Maysa Furlan, candidata a reitora, e César Martins, candidato a vice-reitor.
O primeiro turno das eleições na Unesp ocorrerá de 1° à 3 de outubro e, se houver necessidade de segundo turno, será realizado de 5 à 7 de novembro. Poderão votar, por meio eletrônico, todos os servidores docentes, técnicos e administrativos com vínculo empregatício permanente com a Unesp, além dos alunos matriculados regularmente nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação. Também terão direito a voto os alunos residentes e os técnicos e administrativos dos Colégios Técnicos.
De acordo com a Regulamentação aprovada em 27 de julho deste ano pelo Colégio Eleitoral Central da Unesp, as candidaturas deverão realizar prestação se contas à Reitoria até 30 de setembro e, havendo sendo turno, até 4 de novembro. Para cada uma das três chapas, a Unesp está disponibilizando R$ 60 mil para a produção de material de divulgação, dando preferência aos meios digitais e para hospedagem e alimentação exclusivamente dos candidatos. A Unesp também disponibiliza um veículo, com motorista, para cada chapa inscrita.

Após o processo eleitoral, os resultados obtidos pelas três chapas serão encaminhados ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para ele decidir e anunciar os nomes dos novos reitor ou reitora e seus respectivo vice-reitor, respeitando quem vencer a consulta da comunidade universitária.

Atualmente, o reitor da Unesp é o professor da Faculdade de Medicina de Botucatu, Pasqual Barreti, tendo como vice-reitora a professora Maysa Furlan, do Instituto de Química de Araraquara, e candidata à reitoria da instituição.