Câmara de Bauru aprova Título de Cidadania ao médico Assaf Hadba

A Câmara Municipal de Bauru aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 23, o Projeto de Decreto Legislativo que concede o título de “Cidadão Bauruense” ao médico Assaf Hadba. A propositura é uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Júnior Rodrigues (PSD), e foi aprovada por unanimidade pelos 17 parlamentares.

Assaf Hadba nasceu na vizinha cidade de Iacanga no dia 31 de outubro de 1931, filho de imigrantes libaneses que vieram para o Brasil em 1914.

Assaf formou-se médico em 1957 pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. No início da carreira, trabalhou como cirurgião geral em Pirajuí. A vinda para Bauru tornou-se possível com a instalação do Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (Samdu), que tinha como diretor técnico o saudoso Abrahim Dabus.

Em 1974, Assaf Hadba ingressou no corpo clínico da Santa Casa de Bauru, a convite do diretor clínico Nuno de Assis. Ele especializou-se em Proctologia e, em 1971, em parceria com 45 médicos na antiga APM fundou a Unimed Bauru.

Assaf também foi vice-presidente da Associação Paulista de Medicina, em São Paulo, durante 10 anos. Em 1989, ele foi eleito vice-presidente do Cremesp, onde permaneceu até 1994.

Assaf Hadba também participou de debates com o presidente Fernando Henrique Cardoso e com o ministro da Saúde, Adib Jatene, sobre a melhoria das condições de assistência médica-hospitalar para as pessoas de baixa renda, saindo em cruzada pelo país fazendo palestras em associações médicas regionais sobre o disposto pela Constituição de 1988, que tornou a saúde “um direito de todos e um dever do Estado”.

É casado com Dona Dalva há 66 anos, com quem teve cinco filhos. O casal também tem 11 netos e 12 bisnetos. Depois de aposentado, Assaf Hadba e Dalva se dedicaram a viajar pelo mundo, tendo visitado cerca de 60 países, apreciando as artes, a culinária e a cultura destas nações, como China, Índia, Marrocos e Emirados Árabes.

De acordo com o Projeto de Decreto Legislativo aprovado hoje pela Câmara de Bauru, a entrega do título de “Cidadão Bauruense” ao médico Assaf Hadba será realizada em Sessão Solene em data ainda ser definida com o homenageado