Com as temperaturas extremas neste domingo (9), a Defesa Civil do Estado distribui água para a população das 11h às 15h em várias cidades paulistas.
A medida é feita em parceria com as Defesas Civis municipais, levando hidratação à população neste domingo de pico de calor. Entre as áreas beneficiadas estão o centro de Bebedouro, centro e zona leste de Bauru, Parque do Povo em Presidente Prudente, São Caetano do Sul, centro de Itatiba e Santo Antônio do Aracanguá.
O forte calor foi provocado por uma massa de ar quente sobre o estado, com máximas que podem superar os 37°C em algumas regiões, além da capital, com 35ºC.
Esse aquecimento intenso indica a mudança no tempo em todo o estado de São Paulo, entre a madrugada de domingo (9) para segunda-feira (10), com a chegada da frente fria (leia mais abaixo). Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça as ações de prevenção para o calor intenso.
Diante da previsão meteorológica, a Defesa Civil irá montar o gabinete de crise a partir das 18h do domingo (9), com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios. O gabinete deve ficar mobilizado até terça-feira (11), para garantir pronta resposta a possíveis estragos causados pelos temporais.
A Defesa Civil de São Paulo também reforçou que os municípios que precisarem de ajuda humanitária poderão ser atendidos. Desde outubro, a Defesa Civil Estadual mantém seus cinco depósitos cheios e prontos para enviar apoio assim que solicitado. Os depósitos ficam na capital paulista, na região do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Bauru e Presidente Prudente. Ficam estocados alimentos, kits de limpeza, higiene pessoal, dormitório, além de lonas plásticas e telhas.