O que era apenas uma atividade para aproximar estudantes e professores cresceu e virou bloco na programação oficial do Carnaval de Ribeirão Preto. O Vellobloco, formado na Escola Estadual Vereador José Velloni, desfila nesta sexta-feira (28) nas ruas próximas à unidade no Jardim Monte Carlo. Além do cortejo com estandartes e bateria, se junta à apresentação deste ano um trio elétrico.
A concentração começa às 13h com a competição dos blocos das 12 turmas da escola. Uma banca avaliadora composta por membros da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto e de comerciantes locais vai escolher, de forma simbólica, o conjunto da obra — harmonia, originalidade e a dupla de mestre-sala e porta-bandeira. Na sequência, haverá um desfile com a disputa individual de melhor fantasia.
A ideia de unir bloco de Carnaval e educação começou em 2023 como uma estratégia da gestão da escola para melhorar o entrosamento entre os estudantes e os professores tutores, figuras importantes nas unidades do Programa de Ensino Integral (PEI) da rede paulista.
Os alunos foram incentivados a formar um bloco para cada turma, todas com estandarte, abadá e marchinha própria a partir de referências apresentadas pelos docentes. Na culminância, parte das atividades das PEIs, os estudantes apresentam os samba-enredo com ideias de fantasias e adereços, seguido de um desfile na rua.