Foto: Representação de como será a estátua de Maria
O bilionário polonês Roman Karkosik anunciou o início da construção de uma estátua da Virgem Maria que terá 55 metros de altura, sendo, portanto, maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com os seus 38 metros.
A permissão para construir a estátua na periferia de Kikola (Polônia) foi concedida em outubro do ano passado. O trabalho para demolir edifícios no canteiro de obras começou no início deste mês, contou a imprensa local.
A estátua de Maria é considerada um presente e um sinal de gratidão a Kikola, onde Karkosik vive com sua esposa, e, ainda, deverá se tornar uma nova atração turística e área de peregrinação católica.
A obra artística será uma coroa de 15 metros, na qual Maria ficará assentada. A escultura será maior que a de Nossa Senhora de Fátima, no Crato (Ceará), que me 45 metros.
Os trabalhos devem ser encerrados em 2026. O custo não foi informado.
Karkosik é uma das pessoas mais ricas da Polônia, com fortuna superior a US$ 1,8 bilhão (R$ 10,5 bilhões). Ele é o fundador e acionista majoritário da Boryszew, importante grupo industrial polonês.