Bauruense dom Ricci é nomeado bispo de Itapetininga

O bauruense dom Luiz Antônio Lopes Ricci, 57 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta terça-feira (25), bispo titular da Diocese de Itapetininga. Ele sucederá dom Gorgônio Alves da Encarnação, 75 anos, que renunciou ao cargo por conta da idade e tornou-se bispo emérito.

Com a nomeação divulgada pela Nunciatura Apostólica no Brasil, dom Ricci volta ao estado de São Paulo. Ele estava no Rio de Janeiro desde 2017, quando foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói e tornou-se o primeiro padre bauruense a receber o título e a desempenhar o ofício.

Três anos depois, tornou-se bispo da Diocese de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, onde está atualmente. Seu sucessor ainda não foi nomeado.

Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, nasceu no dia 16 de maio de 1966, em Bauru. Foi ordenado presbítero em 10 de julho de 1997 na cidade Sem Limites e, em 10 de maio de 2017, foi designado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Niterói (RJ). Em sua formação acadêmica, possui graduação em Teologia pela Faculdade João Paulo II; graduação e licenciatura plena em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (1996); mestrado (1999) e doutorado (2007) em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense.