Bauru Basket derrota Paulistano e se recupera no NBB

Por Fabio Toledo

A segunda-feira na Capital Paulista foi de reencontros. Como do técnico Demétrius Ferracciú com o Bauru, pelo qual foi campeão do NBB, há 7 anos. Dos alas Gemerson e Mogi, com passagem pela base do Paulistano. De Kevin Crescenzi, que passou uma temporada no Dragão. De Andrezão, também cria do Paulistano, atual campeão da LDB pela equipe, antes de chegar a Bauru.

Mas o maior reencontro foi do Dragão com a vitória.

Isso depois de um jogo com enorme equilíbrio, e com protagonistas bem definidos. Logo no primeiro período, Crescenzi e Lucas Dória apareciam com qualidade para o CAP, enquanto Brite e Alex ditavam o ritmo do Dragão. No segundo quarto, quem apareceu foi Andrezão, e sua dominância no garrafão garantiu uma vantagem antes do intervalo, com Bauru na frente, em 40 a 35.

Tamanha é a necessidade do trio bauruense, que Brite e Alex não saíram de quadra no segundo tempo, e Andrezão também atuou quase todos os 20 minutos. Aposta do técnico Paulo Jaú para evitar uma queda de rendimento, presente na derrota para o São Paulo, no sábado. E que teve seu efeito sentido em quadra. Apesar dos 16 pontos em 16 tentados de Crescenzi, Brite também correspondeu pra manter o equilíbrio na parcial e o Bauru na frente até a entrada do quarto período, em 62 a 59.

No quarto final, novos protagonistas ameaçaram surgir, como o pivô Brunão, pelo Paulistano, e Mogi, com um toco, pelo Bauru. A 7 minutos do fim, Silvio Neto, mais um com passagem pela Sem Limites, empatou o jogo em 66 pontos. Foi no momento de aperto que o grande protagonista chamou o jogo pra si.

Dontrell Brite mostrou porque é o atual melhor defensor do NBB, com roubada e cravada, no auge de seus 1 metro e 75 centímetros. Depois, jogou como quis dos três pontos, e encaçapou duas seguidas. Crescenzi respondeu para o Paulistano, em seu recorde de pontos e bolas de 3 na carreira, mas brite queria o holofote, e, claro, a vitória. A infiltração deu a vantagem necessária para Bauru controlar a partida.

Apesar das dificuldades, o triunfo veio, por 83 a 79. Na noite de reencontros, o torcedor bauruense se reencontrou com uma nova atuação de outro mundo, de seu novo candidato a Alienígena, chamado Dontrell Brite, dono de 31 pontos.

Bauru agora retorna a casa. No dia 31, às 9 horas da noite de Halloween, tem pela frente um de seus piores pesadelos: o Sesi Franca. Mas o Dragão também tem seus próprios personagens para oferecer gostosuras pra torcida, e travessuras para o adversário nesta quinta-feira.