Aumenta em 25% o número de pessoas em situação de rua no Brasil

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil aumentou aproximadamente 25% em 2024 com relação ao ano anterior. A informação é do levantamento mais recente divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Se em dezembro de 2023 havia 261.653 pessoas nesta situação, esse número chegou a 327.925 no final do ano passado. O número apurado em dezembro de 2024 é catorze vezes superior ao registrado onze anos atrás, quando haviam 22.922 pessoas vivendo nas ruas no país.

Só no estado de São Paulo, está 43% do total da população em situação de rua do país, com quase 140 mil pessoas. Para se ter ideia, em 2013, eram cerca de 10 mil e 800 pessoas, número 12 vezes menor.

Segundo os pesquisadores, há dois motivos para este crescimento. O primeiro é uma melhor aproximação dos dados com a realidade, a partir do fortalecimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, como principal registro. E segundo, a insuficiência de políticas públicas estruturantes voltadas para essa população, tais como moradia, trabalho e educação.