Araraquara terá Unidade Básica de Saúde Porte 5

O município de Araraquara será contemplado com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte V por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Além de Araraquara, serão beneficiados com a construção de uma unidade do gênero os municípios de Campinas, Caraguatatuba, Paulínia e Osasco, enquanto a cidade de Hortolândia será contemplada com duas UBSs Porte V, totalizando sete unidades no Estado de São Paulo.

Cada unidade terá capacidade para atender até 500 mil pessoas por mês e será equipada com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco equipes de Saúde Bucal (eSB).

As UBSs terão uma área construída de cerca de 1.000 metros quadrados, distribuídos em uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos como os portes anteriores (1 ao 4), alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e integrando as premissas de sustentabilidade.

“As unidades terão o que há de mais moderno, desde a questão da reutilização da água até a iluminação com as hortas que estão incluídas em um espaço que seja bom tanto para o desenvolvimento das ações dos trabalhadores, quanto para um bom acolhimento das pessoas que são cuidadas pelo SUS. Isso significa mais estrutura e um melhor atendimento e cuidado integral no SUS”, ressalta o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.