André do Prado (PL) foi reeleito neste sábado (15) para a presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O deputado estadual foi reconduzido para mais dois anos de mandato após articular um amplo acordo na Casa, que uniu petistas e bolsonaristas, uma reedição do pacto feito na primeira eleição, em 2023.
Para se manter no cargo, o deputado do PL, que é aliado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), costurou acordo com todos os partidos com exceção do PSol, que manteve a tradição e lançou uma candidatura de protesto, com a deputada Paula da Bancada Feminista.
A articulação iniciou no ano passado, com a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permitiu, pela primeira vez, a reeleição do presidente da Alesp em uma mesma legislatura.
Afilhado político do presidente nacional do PL Valdemar Costa Neto, André do Prado foi vereador e prefeito de Guararema, no Alto Tietê, mesma região que é o berço eleitoral de Valdemar.
Segundo fontes da Alesp, a primeira eleição de Prado para o comando da Alesp foi bancada pelo presidente do PL a contragosto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Porém, após dois anos alinhados com o Executivo, Prado ganhou a confiança do governador.
dbtv diariodobrasiltv