A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, na manhã desta terça-feira (11), as operações da Voepass.
Em nota, a Anac informou que a decisão acontece por conta de violações nas condições de segurança estabelecidas pela agência.
Ainda segundo a publicação, a suspensão é de caráter cautelar, e valerá até que seja comprovada a “correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamento.
De acordo com a agência, após o acidente aéreo de agosto de 2024, na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, houve a implementação de uma operação de fiscalização da Anac nas instalações da empresa de transporte aéreo.
Durante a operação, funcionários da agência estiveram presentes nas bases de operação e manutenção da Voepass, a fim de verificar e garantir o nível de segurança das operações.
Segundo a nota, em outubro de 2024, medidas como a redução da malha, aumento do tempo de solo para manutenção, troca de administradores e planos para correlçoes de irregularidades nas aeronaves foram exigidas pela agência.
A Anac orientou os passageiros afetados pelos cancelamentos dos voos a procurar a empresa ou a agência de viagens responsável pela passagem, para realizar o reembolso ou a reacomodação para outras companhias aéreas.
Atualmente, a Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, conta com seis aeronaves e tem operação em 15 localidades diferentes, com voos comerciais e contratos de fretamento.