Alunos da rede pública estadual que ainda não se inscreveram no concurso de redação sobre mudanças climáticas promovido pelo Governo do Estado têm até 4 de outubro para fazer a inscrição e entregar sua redação.
O concurso será dividido em três categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5° ano); Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano); e Ensino Médio (1^ a 3^ série). Neste contexto, estão inseridos mais de 2,6 milhões de estudantes.
As redações devem ser produzidas em equipe, composta por três alunos da escola, com o acompanhamento de um professor orientador. Após a entrega das redações, cada escola irá formar uma comissão julgadora e escolher três redações, uma por categoria. Depois, do dia 7 de outubro a 25 de outubro, cada Diretoria de Ensino irá escolher três redações, uma por categoria.
Os textos selecionados serão encaminhados para a Secretaria de Educação do Estado, que vai escolher nove redações, três por categoria. Por fim, a Secretaria classificará esses textos em primeiro, segundo e terceiro lugares. Os vencedores, que serão anunciados no dia 22 de novembro, ganharão notebook, tablet e leitor de e-books. Já a premiação será no dia 29 de novembro em local a ser definido.
A iniciativa busca promover a conscientização sobre mudanças climáticas, incentivando a comunidade escolar a desenvolver projetos e adotar medidas que contribuam para a redução das emissões de gás carbônico e a preservação do planeta.
O regulamento completo pode ser consultado na página do Centro de Referência em Educação (CRE) Mário Covas. (https://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9390