O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), sancionou, nesta sexta-feira (28), projeto de lei que inscreve o nome de João do Pulo no Livro de Heróis da Pátria. A audiência de sanção contará com a presença de familiares do ex-atleta olímpico, que nasceu em Pindamonhangaba, assim como Alckmin.
O projeto de lei é de autoria do deputado Jonas Donizette (PSB-SP). O livro fica dentro do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, um memorial na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que homenageia os heróis e heroínas do país.
Em 19 de março, o Senado Federal havia aprovado o projeto de lei que inclui o nome do ex-atleta do Vale do Paraíba no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Nascido em 28 de maio de 1954, João Carlos de Oliveira se tornou um dos principais saltadores da história do Brasil.
Aos 19 anos, conquistou o recorde mundial júnior de salto triplo no Campeonato Sul-Americano de Atletismo. Em 1975, nos Jogos Pan Americanos de 1975, na Cidade do México, ganhou a medalha de ouro no salto em distância com a marca de 8,19 metros. Nesse mesmo evento, inscreveu seu nome na história ao estabelecer um novo recorde mundial no salto triplo.
Foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976 e bicampeão nos Jogos Pan-Americanos subsequentes, tanto no salto triplo quanto no salto em distância.
dbtv diariodobrasiltv