O evento teve como foco discutir a importância da sucessão planejada e apresentar técnicas e instrumentos que podem ser utilizados nesse contexto
O CIESP de Bauru sediou, na manhã desta quarta-feira (30), um encontro intitulado “Governança Corporativa, Patrimônio Familiar e Estratégias de Planejamento Patrimonial e Sucessório”. O evento teve como foco discutir a importância da sucessão planejada e apresentar técnicas e instrumentos que podem ser utilizados nesse contexto, incluindo a escolha do regime de bens e do pacto antenupcial.
A Vice-Diretora do CIESP Bauru, Gisela Casarin, destacou que a instituição busca atender à sociedade, além das indústrias, promovendo temas que contribuem para o desenvolvimento da cidade e abordam questões pessoais dos empresários.
“Sem dúvida nenhuma, trazer temas atuais auxilia no desenvolvimento da cidade e nas questões pessoais dos empresários”, afirmou Gisela durante a palestra.
O Diretor Jurídico do CIESP, Paulo Freitas, Doutor em Direito Comercial pela PUC-SP, apresentou uma visão geral da governança corporativa, explicando como é possível implementar uma gestão eficaz e planejar a sucessão, mesmo para aqueles que não possuem empresas, mas têm ativos imobiliários. Ele ressaltou os efeitos dos regimes patrimoniais escolhidos no momento do casamento ou da união estável, destacando a importância do planejamento patrimonial e sucessório, além de instrumentos como pacto antenupcial, doação, testamento e partilha em vida.
Célia Cristina Martinho, Mestra em Direito e também palestrante do evento, chamou a atenção para o equívoco comum sobre a partilha de bens durante a comunhão parcial, esclarecendo que a divisão não é simplesmente igualitária, como muitos acreditam.
A palestra foi uma oportunidade valiosa para os participantes adquirirem conhecimento sobre como gerenciar seu patrimônio de forma eficiente e estratégica.