A Prefeitura de Bauru concluiu nesta segunda-feira, dia 14, o período de consulta pública do bilionário processo de concessão do sistema de esgotamento sanitário do município à iniciativa privada, medida aprovada em maio deste ano pela Câmara.
O período de consulta pública é uma das etapas da concessão e precede o lançamento do edital de concorrência pública ao mercado. Há alguns protocolos a serem feitos antes disso, a exemplo de um relatório com as principais sugestões encaminhadas pela população durante o período da consulta, que foi de 12 de setembro à 14 de outubro.
Agora, a análise das sugestões caberá à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), entidade vinculada à USP e responsável por elaborar a modelagem da concessão. É possível que haja alterações antes de o edital da concorrência ser publicado, mas esse procedimento ocorre internamente.
Feito isso, há caminho aberto para abrir a licitação na Bolsa de Valores e definir a empresa ou consórcio empresarial que será responsável pela gestão e novos investimentos no sistema de esgoto de Bauru, por um prazo mínimo de 30 anos e por cerca de R$ 3,6 bilhões.