O Governo do Estado de SP agora oferece uma nova facilidade para pacientes que estão na fila de espera por um transplante de órgão ou tecido. A posição na fila pode ser consultada, a partir de hoje, pelo aplicativo do Poupatempo, disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS.
Com a nova ferramenta, os pacientes terão mais agilidade e transparência no processo, permitindo que eles acompanhem de forma intuitiva e prática o andamento de seu cadastro e atualizações.
Compete ao Sistema Estadual de Transplantes (central de transplantes) realizar a gestão do cadastro técnico dos potenciais receptores que aguardam por um transplante no Estado de SP. Todo paciente que necessita de um transplante deverá ser inscrito neste cadastro por uma equipe transplantadora que realizará todo o seu acompanhamento durante o pré-transplante como também após o procedimento.
Além disso, a central estadual de transplantes realiza a distribuição dos órgãos de todos os doadores viabilizados, seguindo critérios técnicos definidos por lei para gerar a seleção dos potenciais receptores aptos a receber o transplante. Alguns destes critérios consideram a igualdade do grupo sanguíneo ABO seguido de compatibilidade; o tempo de inscrição do receptor ( classificação por ordem cronológica de inscrição); relação antropométricas (como peso e altura) entre doadores e receptor e, para casos graves, com risco eminente de morte, situações de priorização.
No Estado de São Paulo, atualmente, mais de 24 mil pessoas aguardam na fila por um transplante de órgão ou tecido.