Papa Leão XIV é convidado para visitar Aparecida, cidade da padroeira do Brasil

Leão XIV, que foi eleito papa neste mês, recebeu um convite formal da Prefeitura de Aparecida (SP) para visitar o município. A cidade é o local onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, foi encontrada há mais de 300 anos no rio e abriga também o Santuário Nacional, maior igreja católica do país.

Leão XIV já visitou Aparecida, mas antes de ser eleito líder da igreja católica. Ele também estava com viagem marcada ao Brasil no fim de abril, quando participaria da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas o evento foi cancelado justamente por conta da realização do conclave, após a morte do papa Francisco.

Segundo a Prefeitura de Aparecida, o convite formal para visita do papa foi realizado pela administração municipal neste semana.

O município fez o apelo para que Leão XIV visite a cidade novamente, agora como papa, por causa de toda a história e ligação com a fé católica que Aparecida possui, sendo um destino de turismo religioso. A prefeitura apontou ainda que a visita do pontífice seria motivo de celebração e união para os brasileiros.

A Prefeitura não informou se já recebeu alguma resposta da equipe do papa, mas destacou que a cidade está em oração para que Leão XIV possa voltar ao município em breve.

Se Leão XIV decidir visitar Aparecida, ele será o quarto papa consecutivo a ter passagem pelo município e pelo Santuário Nacional, dedicado à Nossa Senhora Aparecida. Isso porque os papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco já estiveram na cidade, desfilaram de papamóvel e celebraram missas na Basílica de Aparecida.

O primeiro papa a visitar Aparecida (SP) foi João Paulo II, no dia 4 de julho de 1980. Na ocasião, o pontífice celebrou uma missa para mais de 300 mil pessoas. Em seguida, realizou a sagração do Altar Central, concedendo o título de Basílica Menor ao Santuário de Aparecida.

Fonte: G1
dbtv diariodobrasiltv