Visando ampliar o acesso e a oferta de cuidados à população, o Ministério da Saúde credenciou 3.953 novas equipes, serviços, programas e incentivos em 1.878 municípios. Todos eles vão integrar a atenção primária, que representa o primeiro contato do cidadão com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Os recursos aplicados são de R$ 362 milhões neste ano e R$ 640,4 milhões em 2026. Os municípios credenciados têm até o mês de junho para concluir o cadastro das novas equipes no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Entre os novos credenciamentos estão de equipes de Saúde da Família; de Atenção Primária; de Saúde Bucal.
Na Atenção Primária, dois municípios da região foram credenciados com novas equipes: Barra Bonita (2) e Pederneiras (1).
Já o município de Lins foi credenciado para ampliar sua quantidade de equipes de Saúde Bucal de 40 horas semanais. Serão mais quatro equipes à disposição da população.
Outros seis municípios da região foram credenciados no programa de Saúde Bucal com carga horária diferenciada. São eles: Bauru (8 novos credenciamentos); Cabrália Psulista (1); Botucatu (2); Pederneiras (1); Piratininga (2); e Reginópolis (2).
O município de Arealva foi credenciado para implantar serviços de especialidades em Saúde Bucal (Sesb) com recursos custeados pelo Ministério da Saúde.
As equipes de Saúde Bucam atuam junto às equipes de Saúde da Família. Os novos serviços ampliam a cobertura da Política Nacional de Saúde Bucal, o chamado “Brasil Sorridente no SUS”.
dbtv diariodobrasiltv