O Governo do Estado de São Paulo acaba de lançar uma publicação com 72 páginas na qual destaca 42 municípios envolvidos nas seis Rotas do Café.




Ao lado dos municípios de Santos e Socorro, Piratininga, na região de Bauru, compõe a rota “Vivências do Café” por meio do tradicional e histórico Museu do Café, localizado na fazenda São João, com sede datada de 1895 e que foi uma das maiores produtoras de café da região no início do século XX, durante a chamada “Política Café com Leite”.
Além do patrimônio histórico, a propriedade desempenha um papel fundamental na preservação dos recursos hídricos da região sendo uma APA. “E foi, neste contexto, que o Museu de Piratininga entrou na rota Vivências com Café, pois é um ponto turístico que fala da história e da cultura do café. O museu revela a influência do grão na economia e na sociedade paulista. E, por isso, é uma questão de justiça fazer parte das Rotas do Café de São Paulo”, ressalta Raquel Nakazato Pinotti, pesquisadora científica da APTA Regional Bauru. Especialista em Cadeias Produtivas, ela foi fundamental no trabalho de sensibilização e inclusão do Museu de Piratininga nas Rotas do Café de São Paulo.
Fonte: Revista Rotas do Café de São Paulo
dbtv diariodobrasiltv