O governador Tarcísio de Freitas apresentou, nesta segunda-feira (24), em Santa Bárbara D’Oeste, os Programas UniversalizaSP e Integra Resíduos a prefeitos e representantes de cerca de 70 municípios das bacias do PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e Mogi-Guaçu, do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (CONSIMARES) e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (CISBRA).
Com a privatização da Sabesp, tivemos uma série de ensinamentos. A primeira coisa foi o planejamento: organizamos as questões da coleta, adução, tratamento e a distribuição de água, além da coleta e do tratamento do esgoto, drenagem e os resíduos sólidos. Resolvemos os problemas dos municípios atendidos pela Sabesp com a desestatização e agora nos voltamos para as demais cidades com o UniversalizaSP. É a chance de olharmos em conjunto para questões. Estamos falando aqui de futuro, em como garantir a disponibilidade hídrica para que não falte água no futuro nem para o ser humano, nem para uso industrial, nem para a irrigação”, disse o governador.
Como próximos passos, o governador ressaltou que o Estado realizará, com recursos próprios e sem qualquer custo aos municípios, os estudos de viabilidade e modelagem para estruturar a contratação da parceria regionalizada para aqueles que aderiram ao programa, com a participação ativa das gestões municipais, principalmente em relação aos investimentos a serem realizados em cada, e governança estabelecida de forma conjunta.
dbtv diariodobrasiltv