Em decorrência das intensas chuvas que atingiram a cidade na última segunda-feira (17), com precipitação superior a 130 mm em apenas uma hora, a prefeita da Estância Turística de Brotas, Leca Berto (Podemos) declarou situação de emergência no município. O decreto 5.895/2025 foi publicado nesta terça-feira (18), para garantir uma resposta rápida e eficaz às consequências climáticas.
De acordo com a Defesa Civil, os danos incluem a queda de 10 árvores de médio porte e o rompimento de 7 galerias pluviais pela força da água, além de erosão no asfalto e outros incidentes em residências e escolas.
Desde o início das chuvas, a equipe da prefeitura atuou em diversas frentes, implementando medidas emergenciais com profissionais trabalhando em toda a cidade para amenizar os danos, garantir a segurança dos cidadãos e restabelecer a normalidade.
Além disso, a prefeita Leca Berto contatou o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, que a receberá ainda nesta semana para tratar sobre a liberação de recursos estaduais para a reestruturação da Estância de Brotas.
dbtv diariodobrasiltv