O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) realiza, no próximo dia 26, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental que marca o início da construção de seu campus em Bauru. A unidade funcionará na quadra 16 da avenida Nações Unidas Norte, no Parque Roosevelt, e deverá ser inaugurada em julho.
Agendada para 16h, a solenidade contará com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes do Ministério da Educação, reitoria do instituto, prefeitura, Câmara Municipal e instituições parceiras, como a Receita Federal. “É um marco histórico para o IFSP em Bauru, simbolizando o avanço da educação pública, gratuita e de qualidade na nossa região”, comemora a diretora geral do campus de Bauru, Gabriela Arduino.


As obras da nova sede no terreno de 60 mil metros quadrados foram iniciadas em julho do ano passado, mas, em razão do período eleitoral, não foi possível promover o evento para celebrar a ocasião. Desde então, a empresa contratada por meio de licitação perfurou um poço artesiano e iniciou a construção de um bloco com 17 salas.
Ele integra a primeira fase de implantação do campus, que custará cerca de R$ 14 milhões e contemplará ainda uma quadra poliesportiva coberta com vestiários feminino e masculino, uma guarita, caixa d’água e o cercamento destas estruturas.
“O prédio principal, que abrigará cinco laboratórios, cinco salas de aula e sete salas administrativas, já está sendo coberto e as estruturas metálicas e paredes, erguidas. Depois, quando outros prédios forem construídos, modificaremos a distribuição dos laboratórios, salas, setor administrativo, que serão ampliados”, antecipa Gabriela.
A diretora explica que, assim que esta primeira etapa for concluída, alunos, professores e servidores já serão transferidos para a nova unidade. A expectativa, contudo, é de que, antes do início do segundo semestre, um segundo bloco com seis salas de aula, biblioteca e refeitório, orçado em R$ 8 milhões, já comece a ser construído. Segundo Gabriela, a estrutura inicial comportará 800 alunos nos três turnos, com 40 professores e 26 funcionários administrativos, com previsão de ser gradativamente ampliada.
CURSOS
Atualmente, o IFSP de Bauru funciona em uma sede provisória localizada na Vila Aviação, em um imóvel cedido pela prefeitura. As aulas do primeiro curso, de técnico de informática, foram iniciadas em julho do ano passado e, agora, conta com duas turmas.