Ação de PT e PSOL por impeachment de Derrite é arquivada na Alesp

Fonte: UOL

O presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), André do Prado (PL), rejeitou o pedido de impeachment de deputados estaduais da oposição contra o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, por episódios de violência policial.

O pedido foi protocolado pela bancada de oposição em dezembro do ano passado. O requerimento foi assinado por 26 dos 94 deputados estaduais de São Paulo —18 deles do PT e 5 do PSOL. Andréa Werner (PSB), Marina Helou (Rede) e Leci Brandão (PCdoB) completam a lista de signatários. Nenhum aliado ao governador Tarcísio de Freitas assinou.

Parecer pelo arquivamento diz que não é possível apontar responsabilidade direta de Derrite por truculência da PM. O documento afirma também que não ficou comprovada a falta de repressão a atitudes abusivas dos agentes, já que há procedimentos abertos na Corregedoria da corporação para investigar os episódios.

O arquivamento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (24). A decisão do presidente da Alesp foi baseada em parecer feito pela Procuradoria da Casa, que recomendou a rejeição do impeachment.