A Faculdade de Ciências do campus da Unesp-Bauru lançou na tarde desta segunda-feira (16) o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA), uma das 21 unidades que formam uma rede de laboratórios com investimentos de R$ 130 milhões da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A FC foi contemplada com cerca de R$ 10 milhões em cinco anos.
A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, o reitor da Unesp, Pasqual Barretti; o prefeito em exercício de Bauru, Orlando Costa Dias; o senador astronauta Marcos Pontes; o deputado estadual Ricardo Madalena; o coordenador do CMDTA, prof. Carlos Roberto Grandini; e o assessor especial da Secretaria de Estado das Pessoas com Deficiência, Ignacio Poveda.
A criação do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas permitirá aos pesquisadores contribuir para que a Secretaria da Pessoa com Deficiência possa mitigar as lacunas existentes em nosso país na redução de tecnologias assistivas de baixo e alto custo, bem como na avaliação e validação destas junto às pessoas com deficiência e na formação de recursos humanos das diferentes áreas sobre como utilizar recursos, estratégias, metodologias e ferramentas acessíveis em nosso Estado de São Paulo.