Uma nova ferramenta de Inteligência Artificial acoplada ao raios-X de tórax diminui o tempo de resultado do exame em mais de 90%. Além de acelerar o diagnóstico, a tecnologia também indica ao médico as regiões de imagem com maior probabilidade de alterações. O projeto de IA apresenta, por meio de publicações científicas, uma das melhores tecnologias do mercado. O Hospital Servidor Público Estadual (HSPE) é a primeira unidade pública do país a contar com o dispositivo por meio de uma parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi).
A cooperação tecnológica entre as instituições faz com que o raios-X de tórax do Pronto-Socorro do HSPE passe de uma hora para cinco minutos, permitindo ao profissional de saúde identificar na tela, até 75 achados de imagem, para determinar a condição do paciente de forma mais contundente.
Por mês, o HSPE realiza até 5 mil exames de imagem na instituição. Em setembro deste ano foram realizados 2.038 exames de raio-x de tórax utilizando a tecnologia. Até o momento, a ferramenta só estava acessível a poucos hospitais da rede privada e foi integrada recentemente ao hospital. A tecnologia IA que costuma ter um custo elevado no mercado internacional, por meio desta parceria, está sendo disponibilizada a um baixo custo. A inovação se torna viável e permite que os avanços tecnológicos de ponta sejam integrados ao atendimento médico público, beneficiando os usuários do convênio Iamspe.