Governador de SC sanciona primeira lei do país que incentiva a medicina do estilo de vida

GOVERNADOR DE SC SANCIONA PRIMEIRA LEI DO PAÍS QUE INCENTIVA A MEDICINA DO ESTILO DE VIDA

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou no fim da tarde desta terça-feira a lei que institui a Semana Estadual da Medicina do Estilo de Vida. É a primeira lei do Brasil a incentivar esse novo movimento da medicina que atua para prevenir e até reverter doenças crônicas, que são as que mais causam mortes no Brasil e no mundo.

“Essa Lei vem mostrar de forma oficial para a sociedade uma alternativa que vai ajudar as pessoas a viverem mais felizes, viverem mais e melhor. A medicina preventiva é tão importante que, em muitos casos, ela pode reverter algumas doenças já instaladas, como a pressão alta, diabetes, e outros problemas que podem ser amenizados através da mudança do estilo de vida”, destacou o governador Jorginho Mello.

“A gente quer pessoas menos dependentes de remédios e dos hospitais. Essa será uma semana em que a gente vai trabalhar a prevenção, para tentar reverter doenças crônicas não transmissíveis que mais matam os catarinenses e os brasileiros. Nós só temos a agradecer por este momento que vai nos permitir colher bons frutos desse trabalho no futuro”, afirmou a diretora do colégio nacional, Fernanda Bornhausen, ao informar que é a primeira lei nacional sobre o tema.

A medicina do estilo de vida, resumida pela sigla MEV, avança rápido em Santa Catarina e no Brasil, com a adoção crescentes de metodologias por médicos e outros profissionais de saúde. No país, tem à frente a médica Silvia Lagrotta, que trouxe o movimento para o Brasil há seis anos e fundou o Colégio Brasileiro da Medicina do Estilo de Vida. O interesse crescente maior sobre o tema no país ficou evidente no congresso anual realizado em Florianópolis há poucos dias.

Durante sete dias, serão promovidas ações preventivas à saúde e divulgados os pilares de comportamento que levam a um estilo de vida mais saudável, com menos doenças e uso de medicamentos. A lista de hábitos saudáveis inclui alimentação adequada, atividades físicas, manejo do estresse, controle de substâncias tóxicas, qualidade do sono e conexões sociais.