Nesta segunda-feira (25/11), no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, o ambientalista e filósofo Ailton Krenak realizará a conferência “Povos indígenas, cultura e democracia” e será homenageado com a Medalha Rui Barbosa. Criada em 1949, a honraria reconhece personalidades que contribuem significativamente para a cultura brasileira.
O evento integra a iniciativa “Memória, Coração do Futuro”, que tem o objetivo de preservar a memória das lutas pela democracia e fomentar o debate contra a violação dos direitos humanos ao longo da história do Brasil. Realizada pela Fundação Casa de Rui Barbosa, em parceria com a Caliban Cinema e Conteúdo e com apoio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a programação segue até dezembro com atividades gratuitas voltadas à valorização da memória cultural.
“Disputar a memória do Brasil é imprescindível para que possamos entender o presente e transformar o futuro. Esse é o objetivo da iniciativa que a Fundação vem realizando com diversas atividades. A conferência, que será realizada por Ailton Krenak, traz uma perspectiva importante sobre o papel dos indígenas na luta pela democracia no Brasil, num momento em que mais do que nunca segue sendo fundamental defendê-la e preservá-la. Além disso, teremos a honra de entregar a medalha Rui Barbosa a esse grande ativista e escritor brasileiro”, destacou o presidente da FCRB, Alexandre Santini.
As atividades destacam a importância das manifestações artísticas e culturais como testemunho das lutas pela manutenção da democracia, partindo da premissa de que arte e cultura são vetores de construção da memória em ação, tornando-se, assim, uma forma de resistência.