As cidades de Agudos, Álvaro de Carvalho, Barra Bonita, Bofete, Borebi, Botucatu, Fernão, Garça, Guarantã, Iacanga, Itatinga, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Lupércio, Macatuba, Pardinho e Pederneiras irão participar da Conferência Intermunicipal contra a Emergência Climática.
O evento ocorrerá no próximo dia 20 de janeiro, de forma exclusivamente on-line, através da plataforma zoom, a partir das 9 horas.
A 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Centro Oeste Paulista – CIMA – COP, é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão os municípios na etapa estadual. “A Conferência Intermunicipal sobre Desastres Climáticos é mais do que um evento; é um chamado à ação para toda a região Centro-Oeste Paulista. Estamos diante de desafios urgentes que impactam diretamente nossas cidades e a qualidade de vida da nossa população: secas prolongadas, enchentes devastadoras, queimadas cada vez mais frequentes. Esses problemas não respeitam fronteiras municipais e, por isso, exigem soluções colaborativas e integradas. A conferência é uma oportunidade única para unirmos forças – sociedade civil, empresas e governos – na construção de um futuro resiliente e sustentável para a nossa região. É um espaço para refletirmos sobre as consequências da inação e, principalmente, para propormos medidas concretas que mitiguem os impactos das mudanças climáticas e protejam nossos ecossistemas. Se não agirmos agora, os prejuízos econômicos e sociais continuarão a crescer exponencialmente. Este é o momento de transformar nossa preocupação em ação,” afirma, Roberta Alvarenga, diretora-fundadora do Instituto Repense.
O Instituto é o responsável pela realização da Conferência Intermunicipal. A mobilização para as conferências municipais e intermunicipais, é uma iniciativa do governo federal.